Home
Dr.Jarbas Valente
Cirurgia Pediátrica
Videocirurgia Pediátrica
Equipamentos
Parceiros
Área Médica - Videos
Consultório
Notícias
Perguntas mais freqüentes
Rede de Hospitais
 
O que é
      

A Cirurgia Pediátrica é uma das especialidades médicas que atende pacientes entre 0 a 14 anos, que envolve tratamento cirúrgico
para uma variedade de patologias.

O Cirurgião Pediátrico é formado em Medicina, com Especialização no tratamento cirúrgico de recém natos, crianças e adolescentes.
            Quando seu filho, ou filha, necessita de tratamento médico, você sempre deseja que ele tenha acesso ao melhor tratamento possível.
Agora, imagine quando o diagnóstico necessita de um tratamento cirúrgico.
Para isso que existe o Cirurgião Pediátrico.

           

Quais as vantagens de ser atendido pelo Cirurgião Pediátrico?
Os pacientes pediátricos não são adultos em miniatura. Portanto, seus problemas cirúrgicos são bem distintos dos adultos, necessitando de tratamento específico.
Esses pequenos pacientes requerem uma abordagem física e psicológica diferenciada, desde as condições do consultório, sala de espera, sala de exames, bem como o próprio contato médico/paciente.
Tudo é direcionado conforme a faixa etária.
Quando existe uma indicação cirúrgica em uma criança, é natural que os pais se mostrem apreensivos e assim, necessitam de orientação e
esclarecimento adequados

Como um Cirurgião Pediátrico é treinado e recebe seu certificado?
Para completar seu treinamento e poder fazer a prova que lhe concederá o Título de Especialista o médico deverá ter tido dois anos prévio de Residência Médica em Cirurgia Geral e mais três anos adicionais em treinamento exclusivo em Cirurgia Pediátrica. Tudo isso somado aos seis anos de graduação em Medicina, totalizam onze anos de qualificação.

Qual o foco da Cirurgia Pediátrica?

Cirurgiões pediátricos utilizam seu conhecimento e experiência providenciando os melhores cuidados cirúrgicos para todas as condições e problemas que afetem as crianças e requeiram a intervenção cirúrgica. Quando indicado, eles utilizam técnicas de vídeodiagnóstico e videocirurgia abdominais e torácicas.

Eles têm formação especializada, qualificação e experiência nas seguintes áreas:

Pré-natal: cirurgiões pediátricos, em cooperação com radiologistas e ecografistas, utilizam ultra-som e outras tecnologias (tomografia, ressonância magnética nuclear) para detectar alterações no desenvolvimento do feto antes do nascimento. Podem então planejar a correção cirúrgica e antes da criança nascer, conscientizar os pais do problema e de qual é o tratamento a ser realizado.
Neonatal: cirurgiões pediátricos tem conhecimento especializado na correção cirúrgica de malformações congênitas, algumas da quais causam risco de vida tanto nos prematuros como nas crianças a termo.
Cirurgia Pediátrica Geral: Correção das diversas patologias cirúrgicas que envolvem o tórax e abdome, bem como múltiplas malformações em diversas partes do corpo (hérnia na virilha, obstruções intestinais, apendicite, cirurgias pulmonares, correção de fístulas cervicais, etc.).
Urologia Pediátrica: devido à grande incidência de malformações genitourinárias e de doenças nessa regiões, principalmente nos meninos, o Cirurgião Pediátrico tem qualificação e experiência no tratamento operatório dessas patologias (fimose, criptorquidia – testículo fora da bolsa, obstruções renais, refluxo vesicoureteral, etc.).
Trauma: devido ao trauma ser a causa número 1 de morte entre crianças maiores e adolescentes, os Cirurgiões Pediátricos frequentemente enfrentam e tratam de situações críticas envolvendo lesões traumáticas em crianças.
Oncologia Pediátrica: Cirurgiões Pediátricos estão envolvidos nas equipes multidisciplinares para o diagnóstico e o tratamento das crianças com tumores malignos (Câncer) e benignos.
Videocirurgia (Cirurgia Minimamente Invasiva): laparoscopia (realizada no abdome), toracoscopia (realizada no tórax), cirurgia vídeo-assistida (parte dela realizada por vídeo). Uma variedade de procedimentos podem ser realizados, com técnicas pouco invasivas e menos traumatizantes para a criança, usando os avanços da tecnologia no material endoscópico para diagnóstico e tratamento cirúrgico.

Onde os Cirurgiões Pediátricos trabalham?

Cirurgiões Pediátricos praticam sua especialidade em várias instituições médicas, incluindo hospitais infantis, centros médicos universitários, e em hospitais gerais de grande porte equipados e capacitados para o manejo cirúrgico de neonatos, lactentes, crianças e adolescentes.