Home
Dr.Jarbas Valente
Cirurgia Pediátrica
Videocirurgia Pediátrica
Equipamentos
Parceiros
Área Médica - Videos
Consultório
Notícias
Perguntas mais freqüentes
Rede de Hospitais
 

- Como faço pra saber se meu filho precisa de cirurgia?
Normalmente o seu pediatra é quem conhece seu filho e que faz acompanhamento clínico, ele é quem geralmente faz o primeiro diagnóstico, encaminhando então para avaliação do cirurgião pediátrico.

- Preciso passar por um pediatra antes de ir num cirurgião pediátrico?
Na maioria das vezes será o próprio pediatra quem fará o diagnóstico e o encaminhamento, porém em alguns casos é possível que a primeira avaliação seja realizada pelo cirurgião pediátrico, mais comumente nos casos em que os pais já identificaram o mesmo problema em outros familiares.

- Todas as cirurgias podem ser feitas por vídeo?
Na grande maioria sim, principalmente quando envolvem órgãos internos no tórax e abdome. De um modo geral toda cirurgia realizada por via convencional (“aberta”) poderá ser realizada por vídeo. Em consulta com um Cirurgião Pediátrico você poderá obter todos os esclarecimentos.  Veja quais são as principais indicações clicando aqui.

 - A cirurgia por vídeo faz o paciente se recuperar mais rápido?
Sim, pois as pequenas incisões (cortes) bem como a maior delicadeza no manuseio dos tecidos predispõem uma melhor recuperação.

- Existem contra-indicações para a videocirurgia?
Sim.

- Contra-indicações absolutas:
Hipovolemia (choque) não corrigida
Hiperinsuflação pulmonar como seqüela de broncodisplasia ou outras doenças pulmonares que levem a hipóxia grave
Anormalidades cardíacas ou de grandes vasos com ou sem shunts, devido a possibilidade de insuficiência hemodinâmica.

- Contra indicações relativas:
Hipertensão intracraniana
Lactentes pré-termos baixo peso até os seis meses de idade.
Obs: a avaliação de um anestesista experiente nesses casos junto com o parecer do cirurgião pediátrico são fundamentais.

- O meu convênio paga uma videocirurgia?
Atualmente a maioria dos convênios paga este procedimento, dependendo é claro do tipo de plano, carência e cobertura. Alguns materiais específicos de alto custo às vezes não são cobertos dependendo do plano de saúde.

- Todos os hospitais podem fazer videocirurgia em crianças?
Não. Somente hospitais capacitados em recursos materiais e profissionais podem realizar estes procedimentos. Clique aqui para saber mais.

- O tempo de cirurgia por vídeo é o mesmo de uma cirurgia “aberta”?
Depende do procedimento, dos equipamentos utilizados e da experiência do profissional, sendo que atualmente as durações são similares.

- Todo cirurgião pediátrico realiza cirurgia por vídeo?
Não. Apenas cirurgiões pediátricos que dedicaram tempo em treinamento, capacitação profissional e investimento na aquisição de material e equipamentos específicos em videocirurgia é que normalmente realizam estes procedimentos.